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Grupos de discussão (Grupos focais - "Focus Groups")

É uma técnica qualitativa de pesquisa de mercado muito utilizada para entender as percepções, atitudes e comportamentos dos consumidores ou eleitores, em relação a um produto, serviço, marca, candidato ou serviço público.

Os grupos de discussão são especialmente úteis para explorar tópicos complexos e sensíveis, pois permitem que os participantes expressem suas opiniões de forma mais livre e espontânea, em um ambiente de grupo que incentiva a troca de ideias e a construção de consenso. Os resultados dos grupos de discussão podem ser usados para orientar a criação de estratégias de marketing mais eficazes e para desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores ou eleitores.

Consiste em uma reunião com 08 a 10 convidados de determinado perfil, escolhidos e recrutados de acordo com os objetivos do projeto. Um moderador estimula a livre manifestação associativa e a troca de opiniões entre os indivíduos. O moderador observa não só a discussão e a interação do grupo, mas como o indivíduo se comporta frente aos outros, o que permite fazer inferências para as situações cotidianas. Os grupos são gravados e o texto é integralmente transcrito, permitindo a inclusão literal de trechos dos depoimentos no relatório final.

Grupos de discussão (Grupos focais - "Focus Groups") A pesquisa de opinião é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para justificar as tomadas de decisões nas empresas, entidades ou órgãos públicos.
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IPR Pesquisas Campo Grande MS
Os grupos de discussão são especialmente úteis para explorar tópicos complexos e sensíveis, pois permitem que os participantes expressem suas opiniões de forma mais livre e espontânea, em um ambiente de grupo que incentiva a troca de ideias e a construção de consenso. Os resultados dos grupos de discussão podem ser usados para orientar a criação de estratégias de marketing mais eficazes e para desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores ou eleitores.

Consiste em uma reunião com 08 a 10 convidados de determinado perfil, escolhidos e recrutados de acordo com os objetivos do projeto. Um moderador estimula a livre manifestação associativa e a troca de opiniões entre os indivíduos. O moderador observa não só a discussão e a interação do grupo, mas como o indivíduo se comporta frente aos outros, o que permite fazer inferências para as situações cotidianas. Os grupos são gravados e o texto é integralmente transcrito, permitindo a inclusão literal de trechos dos depoimentos no relatório final.